Seleção Draft – Bolha

Kaluan Bernardo - 25 mar 2015 bolha (foto: reprodução TechCrunch)
Afinal de contas, há uma bolha de startups tech? (foto: reprodução TechCrunch).
Kaluan Bernardo - 25 mar 2015
COMPARTILHE

Afinal, existe ou não uma bolha de startups?
No final dos anos 90, muitos investidores se empolgaram demais com a internet e investiram em vários negócios online, que viriam a fracassar, levando a economia a um colapso conhecido como a “bolha.com” em 2000. Agora, com diversas startups recebendo avaliações de mercado bilionárias e investimentos surreais, muita gente passou a olhar com pessimismo para a situação, acusando uma possível nova bolha. Bill Maris, presidente do Google Ventures, um dos principais fundos de investimentos do mundo, analisa esta situação com números. Neste artigo para o TechCrunch ele traz bons gráficos que, apesar de ótimos, são inconclusivos sobre a existência ou não de uma bolha. Mas ele afirma algo importante: se há uma bolha, ela é bem diferente da de 2000. Veja os gráficos e tire suas próprias conclusões.

 

Falhar faz parte
Aqui no Brasil a cultura do fail não é tão forte quanto em outros locais, como no Vale do Silício. Mas deveria ser. Segundo o Sebrae, 45% dos empreendedores brasileiros que falharam voltaram a tentar novos negócios. A falha, para muitos, é apenas parte do caminho para o sucesso – este sim sempre sob evidências. O Estadão conta a história de empreendedores que já faliram ou venderam diversas empresas antes de dar certo. Leia e não tenha medo de falir, voltar, tentar de novo. Tudo é aprendizado.

 

As soluções de startups para o transporte
Uma das áreas que mais carece de soluções urgentes em grandes metrópoles é a mobilidade urbana. Em São Francisco, que além de muitas startups tem também muita gente (850 mil habitantes), soluções como ônibus fretados via aplicativo ou até um coworking space móvel começam a surgir. Essas ideias, reunidas num post bacana do Ekonomio, funcionariam bem em grandes cidades brasileiras, onde aplicativos como os de taxi ou Uber começam a ganhar espaço.

 

Aprenda a criar um aplicativo com o MIT
Se você quer aprender, do zero, a criar um aplicativo, eis uma boa oportunidade. O MIT, em parceria com a Fundação CSEV, Telefónica, UNED está com um curso online, gratuito e em português ensinando. Há inclusive um manual. Confira no link acima.

COMPARTILHE

Confira Também: