Está acontecendo a final da Creative Business Cup. Começou ontem, no dia 17, e acaba amanhã, na Dinamarca, a fase internacional da competição Creative Business Cup. A competição, conhecida como “Copa do Mundo da Criatividade”, reúne negócios do mundo inteiro para procurar as melhores inovações. No ano passado, quem representou o Brasil foi a Bliive – e a competição os ajudou muito, como contamos aqui.
No Brasil, o evento acontece há 3 anos – em 2014, rolou em outubro, graças à Endeavor e à Fundação Kauffman. Exatamente 30 startups concorreram para chegar à final de hoje. A vencedora foi a Colab.re, rede social para os cidadãos fiscalizarem e proporem melhorias à sua cidade.
Veja abaixo um vídeo sobre a edição passada do Creative Business Cup.
10 coisas importantes sobre Growth Hacking que você não vai encontrar na Wikipedia. Falamos sobre o conceito outro dia, chamando uma série de estudos de cases que mostram técnicas de crescimento acelerado e com tração. Growth hackers são aqueles caras que “hackeiam” o crescimento da empresa.
Esse ótimo texto do Hackisition, escrito pelo empreendedor Julien Le Coupanec, explora bem a ideia, trazendo vários insights. Como ele mesmo diz:
Uma das for mais incríveis de avaliar a imaginação de alguém é dar a ela um clips e pedir para ela dar 10 outros usos além daquele convencional. Hackers são realmente bons nesse pequeno jogo e têm a habilidade de imaginar novas aplicações e encontrar falhas no sistema. Todo growth hacker compartilha esse mindset.
Coca-Cola Brasil procura negócios inovadores. Em parceria com a Artemisia, uma aceleradora de negócios de impacto social, a marca está lançando o Coca-Cola UP, programa que quer ajudar startups que tenham produtos ou serviços nas seguintes áreas: empregabilidade para jovens, soluções que fomentem o empreendedorismo em comunidades de baixa renda e práticas pedagógicas inovadoras no ambiente online.
Eles se dispõe a oferecer estratégias com a marca, conexão com investidores e parceiros, testar os produtos onde o Coletivo Coca-Cola está inserido, mentoria de empreendedores, apoio na formatação do modelo de negócio, capacitação da equipe, entre outros.
As inscrições podem ser feitas até 25 de janeiro no site da Coca-Cola UP, onde também há mais informações sobre a iniciativa. As equipes vencedoras serão divulgadas no final de fevereiro de 2015.
A doença de estar sempre ocupado. Enquanto muitos se orgulham em dizer que sempre estão muito ocupados, há quem veja isso como sintoma de uma verdadeira doença que se espalha cada vez mais rápido na nossa sociedade. É o caso do colunista Omid Safi, na On being, que questiona quando foi que passamos de seres humanos para “fazedores humanos”, com agendas tão apertadas, que esquecemos de viver.
Apesar de soar um discurso piegas, a questão bate cada vez mais na nossa porta. E, em um texto de fôlego, Safi te convence a dar uma parada e olhar para dentro, fazer o que ele chama de “perguntar como vai o coração”. Para quem acha que soa muito auto ajuda, recomendamos ler também esse texto da Yes Magazine, que compartilhamos aqui outro dia, e que mostra como a estabilidade da economia também depende das pessoas trabalharem menos e viverem mais.