Seleção Draft – Garagens

Kaluan Bernardo - 1 dez 2014
Cena da cinebiografia de Steve Jobs, que romantiza o mito da garagem na concepção da Apple.Crédito: PlayArte (reprodução)
Kaluan Bernardo - 1 dez 2014
COMPARTILHE

Nem todas as startups do Vale do Silício vieram de uma garagem. Apesar do mito de que “todas vieram de uma garagem”, apenas metade delas foi criada em uma. E muitas famosas, como Google, HP e Apple, até estiveram sim um tempo em uma garagem, mas a história não é tão simples como normalmente se diz. Essa matéria do El País discute o mito da garagem, muitas vezes utilizado para romancear a criação de empresas do Vale do Silício.

 

O que a USP faz pelo empreendedorismo. Bruno Pinheiro de Melo, aluno de engenharia na USP em São Carlos, é também empreendedor, fundador de uma startup chamada Freta.lá.Ele escreveu um texto bastante pessoal e rico, analisando as inciativas que ele vê acontecer na USP. A análise soa bastante sóbria e mostra que, apesar de existir uma certa boa vontade, o que trava os programas de fomento lá dentro é a ausência de planejamento e organização mais efetivos.

 

Sesi e Senai promovem competição de inovação. Começou hoje o Grand Prix SENAI de inovação, em São Paulo. Durante o GP 2014, desafios da sociedade serão desdobrados em desafios da indústria, para que sejam solucionados por seis equipes durante 72 horas.  O objetivo é transformar projetos em produtos e conectar mais o Senai com startups. As melhores ideias serão cadastradas em edital da organização para concorrer a financiamento.

O acesso ao público em geral é gratuito e liberado das 09h às 22h no WTC, localizado no bairro do Morumbi. Mais informações podem ser conferidas aqui.

 

Empreendedorismo no Brasil: onde os fracos não têm vez. O UOL criou há pouco tempo o TAB, um braço editorial que trabalha apenas com reportagens especiais e semanais publicadas em um formato diferente. É uma iniciativa um tanto ousada sobre a qual falamos aqui. Essa semana eles fizeram um especial sobre o empreendedorismo no Brasil, mostrando algumas das particularidades enfrentadas no país e como elas tem sido dribladas por muita gente boa. A frase de abertura, logo abaixo, dá a letra:

Imagine um jogo de futebol no qual a bola é quadrada, o juiz é ladrão, as regras são mal definidas e, mesmo assim, ainda se vê gols de placa. Driblar situações insólitas é o que move o empreendedor no Brasil, um país famoso por sua burocracia.

508 Total Views 1 Views Today
COMPARTILHE

Confira Também: