Nem todas as startups do Vale do Silício vieram de uma garagem. Apesar do mito de que “todas vieram de uma garagem”, apenas metade delas foi criada em uma. E muitas famosas, como Google, HP e Apple, até estiveram sim um tempo em uma garagem, mas a história não é tão simples como normalmente se diz. Essa matéria do El País discute o mito da garagem, muitas vezes utilizado para romancear a criação de empresas do Vale do Silício.
O que a USP faz pelo empreendedorismo. Bruno Pinheiro de Melo, aluno de engenharia na USP em São Carlos, é também empreendedor, fundador de uma startup chamada Freta.lá.Ele escreveu um texto bastante pessoal e rico, analisando as inciativas que ele vê acontecer na USP. A análise soa bastante sóbria e mostra que, apesar de existir uma certa boa vontade, o que trava os programas de fomento lá dentro é a ausência de planejamento e organização mais efetivos.
Sesi e Senai promovem competição de inovação. Começou hoje o Grand Prix SENAI de inovação, em São Paulo. Durante o GP 2014, desafios da sociedade serão desdobrados em desafios da indústria, para que sejam solucionados por seis equipes durante 72 horas. O objetivo é transformar projetos em produtos e conectar mais o Senai com startups. As melhores ideias serão cadastradas em edital da organização para concorrer a financiamento.
O acesso ao público em geral é gratuito e liberado das 09h às 22h no WTC, localizado no bairro do Morumbi. Mais informações podem ser conferidas aqui.
Empreendedorismo no Brasil: onde os fracos não têm vez. O UOL criou há pouco tempo o TAB, um braço editorial que trabalha apenas com reportagens especiais e semanais publicadas em um formato diferente. É uma iniciativa um tanto ousada sobre a qual falamos aqui. Essa semana eles fizeram um especial sobre o empreendedorismo no Brasil, mostrando algumas das particularidades enfrentadas no país e como elas tem sido dribladas por muita gente boa. A frase de abertura, logo abaixo, dá a letra:
Imagine um jogo de futebol no qual a bola é quadrada, o juiz é ladrão, as regras são mal definidas e, mesmo assim, ainda se vê gols de placa. Driblar situações insólitas é o que move o empreendedor no Brasil, um país famoso por sua burocracia.