Seleção Draft – O poder das plataformas

Luisa Migueres - 8 abr 2016
Plataformas disruptivas podem nos levar mais longe do que novos produtos. (Imagem: NikiSublime - Flickr/ Reprodução)
Luisa Migueres - 8 abr 2016
COMPARTILHE

O poder das plataformas
Para Juan Pablo Vazquez Sampere, o poder de disrupção de plataformas é muito maior do que o de produtos inovadores. No Harvard Business Review, o professor de administração diz que a criação de novos produtos pode mudar o que as pessoas compram, mas que plataformas podem alcançar mudanças mais profundas, como possibilitar um complemento de renda ou aluguel de seus bens. Para o autor, no futuro esses serviços podem oferecer a segurança que os usuários hoje só têm com seus empregos:

“Essas mudanças vão mudar o nosso modo de viver, ganhar dinheiro e nos comunicar”

 

A tecnologia vai acabar com o capitalismo?
Enquanto novas formas de relações econômicas ganham a nossa simpatia, há quem sonhe com uma transformação total do capitalismo. Jarrod Tuckwell é uma dessas pessoas. No Medium, ele diz que acredita tanto na democratização de poder – possibilitada pela tecnologia –, que vislumbra um futuro onde a ineficiência de grandes corporações vai simplesmente desaparecer. Será que uma combinação de inteligência artificial, Internet das Coisas e economia compartilhada pode tornar isso realidade? Leia no link acima.

 

Fab Labs viraram pop
O Estadão Link destacou na sua última edição no papel a expansão dos Fab Labs públicos em São Paulo. Até agora, são 10 unidades inauguradas para que qualquer pessoa possa fabricar objetos em pequena escala, utilizando softwares de modelagem e impressoras 3D. O que falta agora, diz a reportagem, é um aquecimento da cultura maker para que surjam criações relevantes, como próteses (como as mostradas em recente série no Fanstástico) e mais opções de cursos com profissionais de competências diversas.

 

Inovação empresarial
O Hivelab, em São Paulo, vai abrir as portas no próximo dia 19 para um workshop de Inovação Empresarial, organizado por Graziela DiGiorgi (autora do livro Efeito Iguana). O curso será dividido em duas partes: a primeira é uma discussão entre os alunos sobre seus desafios pessoais, já a segunda foca nos efeitos da cultura da inovação da vida das pessoas. As inscrições estão abertas pelo link acima. O investimento é de 560 reais e há 25 vagas disponíveis.

COMPARTILHE

Confira Também: