A renda total do público 60+ no Brasil ultrapassou 1 trilhão de reais em 2024. Mesmo assim, muitas marcas ainda subestimam o potencial desse mercado — ou, pior, tratam todos os consumidores desse grupo como se fossem iguais.
Martin Henkel, fundador da consultoria SeniorLab, foi um dos pioneiros a falar sobre a economia prateada aqui no Draft, quando esse nicho ainda engatinhava. Agora, quase dez anos depois, ele destaca no vídeo abaixo os desafios e as oportunidades para marcas que querem se conectar de verdade com esse público. E deixa uma provocação:
“Sua empresa vai seguir olhando a economia prateada da vitrine ou vai entrar nessa loja?”
Manter corpos congelados em câmaras criogênicas é ficção científica? Fernando Azevedo Pinheiro, da Tomorrow Bio, aposta na tecnologia como uma “ambulância para o futuro”, para driblar doenças hoje incuráveis e prolongar a vida humana.
Quantos anos de trabalho você ainda tem pela frente? Entenda por que a métrica para se determinar a fatia economicamente ativa da população está defasada – e por que deveríamos inverter já o nosso conceito de longevidade.