Um aplicativo de entrega de encomendas com foco em cidades pequenas. Essa é a proposta do Motho Express

Dani Rosolen - 6 jul 2023 Dani Rosolen - 6 jul 2023
COMPARTILHE

Nome:
Motho Express.

O que faz:
É uma plataforma de gerenciamento de entregas programadas com foco em cidades pequenas.

Que problema resolve:
Ajuda a conectar empreendedores que precisam entregar seus produtos aos entregadores.

O que a torna especial:
O que torna a Motho Express especial é oferecer uma solução completa para empresas e pequenos negócios que sofrem para entregar seus produtos de uma forma eficiente, barata, adaptativa e com condutores capacitados.

Modelo de negócio:
A startup tem três principais modelos de negócios, o App (indicado para entregas pontuais no B2C), o plano Motho KM (o empreendedor PF/PJ compra uma quantidade de quilômetros e utiliza conforme sua demanda de distribuição) e o Motho Logistics (software de aperfeiçoamento logístico disponibilizado no modelo SaaS para empresas que contam com entregadores e demanda de entregas, por exemplo, depósitos de construção, distribuidoras etc.).

Fundação:
Maio de 2021.

Sócio:
Wilians Domingos de Morais CEO

Fundador:

Wilians Domingos de Morais — 30 anos, Paiçandu (PR) — é formado em Gestão de Recursos Humanos, com pós-graduação em Gestão estratégica de Pessoas. Trabalhou em grandes empresas como América Latina Logística, Gol Linhas Aéreas Inteligentes e, por último, na Clicheria Blumenau. Há mais de cinco anos atua como motoboy para complementar a renda.

Como surgiu:
Trabalhando como motoboy, Wilians conta que viu a dificuldade que as empresas e pequenos negócios (fora do ramo de comida) tinham quanto à distribuição dos seus produtos. “Então, comecei as minhas pesquisas, conversando com esses empreendedores e analisando as concorrências e os grandes players. Depois de algum tempo, vi que essas soluções só existiam em capitais e, nas cidades pequenas, havia uma grande lacuna no mercado da logística”, diz o empreendedor. Assim, nasceu a ideia de criar uma plataforma com foco em municípios menores.

Estágio atual:
A Motho Express tem 47 clientes, sendo 20 deles recorrentes. Por enquanto, a startup opera apenas em Maringá (PR), mas está em processo de expansão para mais seis cidades do estado.

Aceleração:
Já passou pela aceleração do InovAtiva Brasil e Evoa (da Sicoob).

Investimento recebido:
“Estamos buscando investimentos para a expansão. Até agora, ainda não recebemos nenhum aporte.”

Necessidade de investimento:
Quer captar 180 mil reais para expandir o negócio.

Mercado e concorrentes:
“O mercado logístico possui muitas oportunidades e áreas que ainda não foram exploradas. É o que pretendemos fazer em nossa jornada”, diz Wilians. Ele cita como concorrentes a Loggi e a Lalamove, “porém essas startups só operam em capitais”.

Maiores desafios:
“O maior desafio é entrar em grandes empresas e trazer mais visibilidade e relevância para a nossa startup.”

Faturamento:
87 mil reais em 2022, com previsão de 240 mil reais em 2023.

Previsão de break-even:
Dezembro de 2024.

Visão de futuro:
“Queremos chegar a 487 cidades do Brasil, com faturamento de 2 milhões anuais nos próximos anos.”

Onde encontrar:
Site
Contato

 

Você tem uma startup que já é mais do que um sonho, mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.

COMPARTILHE

Confira Também: