APRESENTA
APRESENTA

Fiat Fiorino: 40 anos de vocação para o trabalho

Leandro Alvares - 30 set 2020Marcelo Paolillo com seu Fiat 147 Fiorino
Marcelo Paolillo é fã do Fiat Fiorino desde o primeiro modelo.
Leandro Alvares - 30 set 2020
COMPARTILHE

40 anos de história, 29 anos de liderança de vendas. Essa incrível conquista já define o Fiat Fiorino, um veículo pensado para ajudar a superar desafios na rotina de trabalho. Mas ele carrega um legado ainda maior, de único modelo em produção com o DNA direto de dois dos principais produtos de sucesso da marca italiana no Brasil.

Lançada em setembro de 1980 como Fiat 147 Fiorino, a furgoneta trazia as mesmas características essenciais do compacto 147, mas com capacidade de transportar 420 quilos em seu amplo compartimento de carga. Aliado também ao motor 1.3 e à suspensão reforçada, o carro tinha o objetivo de solucionar os problemas das entregas porta a porta, principalmente nos grandes centros urbanos.

A segunda geração veio em 1988, preservando as virtudes de robustez do antecessor, só que a partir dali fazendo uso da base de outro ícone da Fiat: o Uno. A geração atual é a terceira, que ganhou vida em 2014, derivada do então novo Uno. O Fiorino segue dominando o segmento e recentemente ganhou até mesmo uma versão ambulância preparada de fábrica, para ajudar no combate à pandemia de Covid-19.

“O Fiorino é sinônimo de confiabilidade, um projeto tão bom que mesmo depois de quatro décadas ainda pode ser usado para cargas leves, sempre respeitando os limites do veículo e a idade dele”, define o agente de viagens Marcelo Paolillo, de 38 anos, morador de Itu (SP).

Marcelo Paolillo com seu Fiat Fiorino Pick Up LX 1991

Fiorino Pick Up é outro xodó de Marcelo.

Apaixonado por Fiat, o colecionador de carros antigos tem dois Fiorino em sua garagem: um 147 Fiorino Baú 1985 e um Fiorino Pick Up LX 1991.

“Eu ainda uso o 147 Fiorino para entregas em pequenas quantidades, mas por diversão. Chama atenção dos clientes e é divertido. Já o Fiorino Pick Up eu sempre tive vontade de adquirir por ser um utilitário com cara de esportivo, mas sem deixar de lado a vocação ao trabalho.”

 

E tem gente que mora dentro de um Fiorino! Outro carro que desperta paixões é o Fiat Prêmio.

 

Com muitos 147, Uno, Tipo, Tempra e Marea, Marcelo ainda deseja ter outros 147 Fiorino em sua coleção, mas destaca que não é algo fácil.

“Gostaria de encontrar um Fiorino Pick Up dos anos 1980, mas estão cada dia mais difíceis de achar. O 147 Fiorino raramente você encontra nas ruas nos dias de hoje. Serviram seus donos por muitos anos e cumpriram seu papel”, conta.

 

Veículo parceiro

Inês Barbosa ao lado de seu Fiat Fiorino

Inês em sua mais recente viagem para Minas Gerais com o Fiorino.

Tecnóloga em logística, Inês Barbosa mora em Campinas (SP) e é outra admiradora do Fiat 147 Fiorino, embora nunca tenha tido a oportunidade de ter um modelo da primeira geração. Mas, como boa fanática pela marca italiana, atualmente ela é proprietária de dois exemplares do homônimo sucessor do clássico furgão. “Em 2013, dei um Fiorino Furgão Fire 1.3 zero-quilômetro de presente para o meu então namorado e hoje marido, Nilton, para iniciarmos nossa jornada no ramo de transportes. Temos o modelo até hoje e muitos elogios a fazer, como a enorme economia que ele nos traz em termos de consumo e de manutenção”, revela.

Dona também de um Fiat Siena e sonhando em ter um Toro nos próximos anos, Inês admite que sua grande paixão mesmo é pelo Fiorino.

“É o meu xodó por vários motivos: robustez, versatilidade, tamanho (cabe muita coisa na caçamba) e beleza! Acho o Fiorino muito bonito e gosto bastante do fato de ser um veículo parceiro de trabalho e que me faz ganhar dinheiro.”

E, mesmo em dias de lazer, adivinha qual carro ela escolhe para viajar? “No feriado de 7 de setembro, fiz uma viagem bem tranquila para Alterosa (MG) com o meu Fiorino. Quem é dono de Fiorino usa mesmo e não pensa em trocar. Só se for mesmo por outro Fiorino”, afirma.

Fiat 147 Fiorino

Lançado em 1980, o Fiat 147 Fiorino é sinônimo de robustez e trabalho até os dias de hoje.

Para Marcelo Paolillo, os 40 anos do 147 Fiorino têm um forte peso para toda a linha de veículos comerciais leves da Fiat.

“Eu sempre admirei a Fiat pela inovação, e o Fiorino nada mais é do que uma grande inovação. Eu acho incrível o projeto da linha 147. Revolucionou a indústria do Brasil na segunda metade dos anos 1970 e deixou um legado para os produtos que surgiram depois, como a própria Nova Fiat Strada, que já faz um tremendo sucesso.”

Guerreiro mesmo esse quarentão!

 

Esta matéria pode ser encontrada no FCA Latam Stories, um portal para quem se interessa por tecnologia, mobilidade, sustentabilidade, lifestyle e o universo da indústria automotiva.

banner FCA

 

APRESENTA
COMPARTILHE
APRESENTA

Confira Também: