APRESENTA
APRESENTA

Conheça o time de editores por trás das três plataformas da The Factory

Dani Rosolen - 30 ago 2022 Dani Rosolen - 30 ago 2022
COMPARTILHE

Além dos nomes que você vê assinando as publicações no Projeto Draft, em Future Health e NetZero, tem um timaço trabalhando para que todo nosso conteúdo chegue a você da melhor maneira possível. 

Algumas vezes, esses profissionais publicam reportagens, mas na maior parte do tempo estão nos bastidores, monitorando tudo o que se passa para que essas três plataformas da The Factory façam entregas únicas e de qualidade.

Hoje, a gente quer mostrar quem são essas pessoas que, mesmo trabalhando no esquema remoto, atuam como uma redação, avaliando e compartilhando pautas, dicas e conselhos.

BRUNO LEUZINGER E DANI ROSOLEN SÃO A DUPLA QUE VIVE EM BUSCA DAS MELHORES HISTÓRIAS DE EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO

Bruno Leuzinger, editor-chefe do Draft.

No Projeto Draft, desde 2017, duplam Bruno Leuzinger, editor-chefe do site, e Dani Rosolen, editora-assistente. Eles se encontraram presencialmente pouquíssimas vezes em cinco anos, mas se falam diariamente, trocando informações de como estruturar as reportagens encomendadas aos freelancers, selecionar pautas e montar a programação do site. A filha de Bruno e Sushi, seu gato, assim como Gabo, o cachorro de Dani, também são sempre um papo à parte entre os dois. 

Bruno, como ele mesmo se descreve, “é carioca, botafoguense, plenamente adaptado a São Paulo”. Foi editor do Guia Quatro Rodas, editor-assistente do roteiro cultural e gastronômico da Época São Paulo e editor do Guia Brasil para Todos, focado em turismo para pessoas com deficiência. Também colaborou com as revistas Vogue, Viagem e Turismo, Superinteressante e Aventuras na História. 

No Draft, é o responsável por gerenciar e orientar os repórteres sobre as pautas do site, editar os textos que eles entregam para as seções Startup, Negócios Sociais, Negócios Criativos, Inovação Corporativa e Entrevista Draft, coordenar o cronograma de publicações, conversar com os assessores, entre outras mil e uma funções da rotina de um editor-chefe.

Dani Rosolen, editora do Draft.

Dani é uma paulistana apaixonada por projetos sociais. Atualmente, é voluntária na Associação Amigos do Coração, dentro do InCor, e atua também na ONG Anjos das Ruas SP, que leva marmitas a pessoas em situação de rua na cidade de São Paulo. Começou sua carreira na televisão, com passagens pela Gazeta e Rede TV!. 

Hoje, cuida das seções Acelerados, na qual realiza um raio-x de novos negócios; e do Verbete Draft, espaço para explicar, de forma didática, termos relacionados à Nova Economia.

Também é responsável por editar os textos de pessoas convidadas para contarem suas histórias inspiradoras na seção Lifehackers ou trazer pensatas em Insights. Não é nenhuma influencer, mas alimenta o Instagram do Draft (segue a gente lá)! Se arrisca na escrita literária e já publicou um livro de poesias (uma obra infantil está no forno).   

EM FUTURE HEALTH, TIAGO JOKURA APRESENTA AS PRINCIPAIS INOVAÇÕES NA ÁREA DA SAÚDE E MEDICINA

No Future Health, Tiago Jokura, que já colaborava com a plataforma desde seu lançamento em 2020, assumiu como editor-chefe em 2022 no lugar de Claudia de Castro Lima. Ele se intitula “jornalista por esporte”. “A modalidade, no caso, é responder perguntas, das mais simples às mais cabeludas. “

Tiago Jokura, editor-chefe de Future Health.

Falando em esporte, já esteve em duas Olimpíadas: em 2004, teve o luxo de ser premiado pelo jornal esportivo Lance! com uma semana em Atenas; em 2016, passou o perrengue de ir ao Rio de improviso, com esposa e dois filhos a tiracolo (um de 3 anos e uma de 6 meses) para não perder a festa. Flamenguista, criou involuntariamente, por meio de uma reportagem, o bordão “A Maior Torcida do Mundo”, que o clube adota desde 2009. 

Colunista do UOL, foi editor nas revistas Mundo Estranho e Superinteressante, colaborou com as revistas Placar, Pesquisa FAPESP e Nexo Jornal, entre outras publicações nacionais. Como editor e repórter na Editora Abril, conquistou mais de 10 prêmios jornalísticos, incluindo alguns Malofiej (prêmio mais importante da infografia mundial), e outros concedidos pela Society of Publication Designers (SPD) e pela Society for News Design (SND). 

Atualmente, coordena um time de repórteres antenados nas principais inovações do setor de saúde em Future Health e responde perguntas sobre ESG na seção Glossário, de NetZero

MARIANA SGARIONI TRAZ OS DESTAQUES DA PAUTA ESG PARA NETZERO

Netzero, aliás, é coordenado por Mariana Sgarioni, desde julho de 2022. Antes, quem cuidava da plataforma era Andressa Rovani, que continua no time da The Factory, mas na área de brand content.

Mariana Sgarioni, editora-chefe de NetZero.

Mari é jornalista desde 1995. Começou a carreira na Folha de S.Paulo, onde foi repórter, redatora e correspondente internacional em Paris. Na Editora Abril, fez parte das equipes das revistas Claudia, Superinteressante, Veja, Vida Simples, além de assinar o projeto e a edição de diversos especiais da casa.

Já foi finalista do Prêmio Esso, com destaque para a matéria de capa da primeira edição da revista TPM, publicação da qual foi redatora-chefe. Também foi redatora publicitária responsável por um braço da conta da Natura, além de participar de diversos projetos publieditoriais de empresas como Itaú Cultural e Petrobras.

Paulista, há 15 anos, ela fugiu do cinza de São Paulo e decidiu pedalar no Rio. Não voltou mais. Mãe dos carioquinhas Benjamin e Estela, (só) ela acredita que seu sotaque continua o mesmo.

A REDAÇÃO VIRTUAL DA THE FACTORY É FEITA POR PESSOAS DE TODOS OS CANTOS DO PAÍS E DO MUNDO

Além deste quarteto fantástico, a The Factory também conta com um time de repórteres e editores freelancers no editorial e no brand content.

Essa equipe trabalha de forma remota de cidades brasileiras como Americana (SP), Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Vinhedo (SP) e também de outros países como Canadá, Londres e Portugal. E mesmo que distantes, elas não deixam de constituir a nossa redação virtual.

Adriano Silva, fundador da The Factory.

E claro, não podíamos deixar de mencionar o publisher dessas três plataformas e fundador da The Factory: Adriano Silva. 

Fundador da Spicy Media – trouxe o Gizmodo, o Jalopnik e o Kotaku ao Brasil –, Adriano foi chefe de redação do Fantástico, na TV Globo e diretor do Núcleo Jovem da Editora Abril, diretor de redação da Superinteressante. Lançou Vida Simples, Mundo Estranho e Aventuras na História. Também na Abril, ocupou os cargos de editor sênior da Exame e diretor de Marketing do Grupo Exame.

Adriano é autor de dez livros, entre eles a série O Executivo Sincero, Treze Meses Dentro da TV, A República dos Editores e Por Conta Própria: do desemprego ao empreendedorismo – os bastidores da jornada que me salvou de morrer profissionalmente aos 40

Natural de Porto Alegre, desde 2019 ele vive em Toronto, no Canadá, e já está escrevendo seu décimo primeiro livro.

E agora que você já sabe um pouco mais sobre nossa equipe, que tal mandar sugestões de pauta e bater um papo com a nossa área de negócios

Aproveite e acesse nosso perfil no LinkedIn para ficar por dentro das novidades da The Factory!

APRESENTA
COMPARTILHE
APRESENTA

Confira Também: