APRESENTA
APRESENTA

Quer produzir conteúdo de qualidade e alcançar mais pessoas? O Workshop Editorial da The Factory pode ajudar sua marca

Dani Rosolen - 26 abr 2022
No Workshop Editorial, nossos especialistas realizam uma conversa guiada sobre a comunicação da empresa cliente. (Foto: fauxels/Pexels).
Dani Rosolen - 26 abr 2022
COMPARTILHE

Produzir conteúdo de qualidade é essencial para estratégia de comunicação de qualquer empresa. Todo esse processo impacta não apenas na divulgação e awareness da marca, mas também na prospecção de novos clientes e nas vendas.

A The Factory, que acumula oito anos de expertise em produção e distribuição de conteúdo nas áreas de nova economia, inovação, medicina e ESG, quer ajudar sua empresa nesta jornada por meio do Workshop Editorial.

O serviço une nossa experiência nestes nichos ao conhecimento que sua equipe tem sobre a própria marca, com o objetivo de criar uma estratégia de conteúdo única.

O Workshop Editorial é uma oportunidade de participar de uma discussão orientada por um time de especialistas das nossas plataformas (Projeto Draft, Future Health e NetZero). Junto dos insights trazidos pela equipe da empresa cliente, eles auxiliarão a identificar narrativas conectadas com os valores, propósito e objetivos da marca, além de criar um guia de produção de conteúdo diferenciado. Marcelo Moraes, CEO de NetZero, comenta quais os pontos abordados neste processo:

“A gente convida os participantes a fazerem uma reflexão sobre questões como: o que a marca representa para seus consumidores e demais stakeholders, qual a persona e a mensagem que deseja compartilhar, que tipo de reação quer provocar quando publica conteúdos etc.”

Entre clientes que já realizaram o Workshop Editorial estão nomes de peso como Neoenergia, Papirus e Special Dog.

A DIVERSIDADE DO GRUPO ENRIQUECE A CONVERSA E TRAZ INSIGHTS PARA APRIMORAR A COMUNICAÇÃO

Na prática, o Workshop Editorial ajuda a conduzir uma conversa franca sobre a comunicação da empresa, instigando debates e levantando formas de abordar questões que são importantes para o cliente.

Para isso, é realizada uma reunião com times de áreas diversas dentro da organização que contrata o serviço. Marcelo explica a importância da diversidade de profissionais envolvidos:

“Quando se convida colaboradores de outras experiências — não só da comunicação e do marketing — que representam aquela marca no dia a dia, surgem imputs muito ricos na conversa”

Ele conta que quando NetZero realizou um Workshop Editorial para a Papirus, fabricante de papel-cartão, não participaram apenas os três presidentes da companhia e o time de marketing. Também estavam presentes o profissional responsável pelo desenvolvimento de soluções para os clientes na gráfica, representantes do RH, além de parceiros externos da companhia, como a consultoria de comunicação Sarau e a GPCom, agência de relações públicas contratada pela empresa.

“A gente faz essa construção com todos os parceiros que a empresa achar relevante colocar na mesa. Quanto mais gente envolvida, melhor”, diz.

BRAND BOOK EDITORIAL: UM GUIA PARA CONDUZIR OS PRÓXIMOS PASSOS DA COMUNICAÇÃO

O processo dura entre três e quatro semanas e envolve dois encontros com os representantes e parceiros da empresa. No primeiro, mais profundo e produtivo, são respondidas as principais questões relacionadas à comunicação. 

A partir daí, a equipe de produção de conteúdo da The Factory entra em ação, transformando as informações coletadas em um relatório com foco na publicação de conteúdos da marca – chamado tecnicamente de brand book editorial. 

“Esse report passa a funcionar como um guia que a marca pode utilizar quando e onde quiser para aprimorar sua comunicação ou construir uma nova estratégia”, conta Marcelo.

Já no segundo encontro, é feita uma última reflexão sobre as questões levantadas e um debate sobre os principais insights e estratégias que vão guiar a produção de conteúdo do cliente.

UMA OPORTUNIDADE DE TRAZER A ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO PARA O DIA A DIA E PARA OUTRAS ÁREAS DA EMPRESA

Entre as vantagens de fazer o Workshop Editorial, Marcelo cita a oportunidade de escuta: “É uma chance de ouvir as pessoas que representam essas marcas, que participam da construção prática do que está sendo feito na agenda de sustentabilidade, no caso dos workshops coordenados por NetZero, que tem esse enfoque”. Ele prossegue:

“Também é uma oportunidade de promover um debate sobre a marca, que no dia a dia da operação fica mais concentrado apenas na área de comunicação/marketing/ESG”

Nada melhor, no entanto, do que ouvir da boca de quem fez parte dessa experiência como ela agregou para a empresa. Segundo João Paulo Figueira, gerente de desenvolvimento sustentável da Special Dog:

“Participar do Workshop Editorial foi fantástico! Com um time qualificado, o processo ofereceu uma metodologia bem estruturada que aprofundou nosso entendimento e potencializou nossa contribuição. Tínhamos práticas bastante robustas e precisávamos comunicar com a mesma intensidade — e o workshop fez isso acontecer”.

 

 

E você, gostaria de realizar um Workshop Editorial na sua empresa? Fale com a gente. A The Factory, empresa especializada em Content Marketing e Digital Marketing, publica o Projeto DraftFuture HealthNetZero e produz e distribui narrativas de marca para clientes de diferentes portes, entre eles: Stellantis, C&A, Sodexo, 3M, Seara, Klabin, Grupo Fleury, Bayer, Roche entre outros. Conheça todas as nossas soluções em Brand Journalism e Digital Marketing.

741 Total Views 1 Views Today
APRESENTA
COMPARTILHE
APRESENTA

Confira Também: