• LOGO_DRAFTERS_NEGATIVO
  • VBT_LOGO_NEGATIVO
  • Logo

O time de futebol vegano e outras histórias: uma coletânea das melhores pautas publicadas no Draft em 2025

Bruno Leuzinger - 30 dez 2025 Time do Laguna campeão da segunda divisão potiguar em 2024 (crédito: Henrique Holanda/Laguna SAF).
Time do Laguna campeão da segunda divisão potiguar em 2024 (crédito: Henrique Holanda/Laguna SAF).
Bruno Leuzinger - 30 dez 2025
COMPARTILHAR

Mais um ano se foi e a impressão, pra variar, é que o tempo passou voando: quem piscou, perdeu. Com 2025 chegando ao fim, preparamos uma retrospectiva com algumas das histórias mais impactantes publicadas no Draft ao longo dos últimos 12 meses. Confira!

Demos o pontapé inicial em 2025 apresentando a história do Laguna SAF, um time de futebol fundado em 2022, em Tibau do Sul (RN), por um ex-jogador gaúcho. Além do uniforme rosa, a equipe chama atenção pela dieta vegana, que segundo o clube seria benéfica à recuperação muscular dos atletas — e ao planeta, é claro.

(Atualização: depois da matéria publicada no Draft, o Laguna fez bonito e terminou sua primeira participação na elite do campeonato potiguar em terceiro lugar, atrás apenas dos dois grandes locais, ABC e América de Natal, garantindo vaga na Copa do Brasil de 2026.)

Ainda em janeiro, produzimos um Verbete Draft sobre a Geração Beta, que acabou de nascer e já promete dominar o mundo, e entrevistamos Ricardo Cardim, referência em paisagismo com espécies nativas brasileiras, para entender por que ele defende a criação de um Sistema Único de Arborização para fiscalizar a vegetação urbana. 

Em fevereiro, falamos sobre a Biofábrica de Corais, que combina atividades de turismo no litoral pernambucano e a restauração de corais com uso de impressão 3D. No mesmo mês, contamos a história de Nelson Leoni, um ex-militar brasileiro que sobreviveu a um tiro de fuzil durante uma missão de paz no Haiti e se transformou em CEO da Wide Labs, startup que luta para provar que o Brasil pode ser competitivo no mercado de inteligência artificial.

Em março, mês internacional das mulheres, conversamos com Maira Liguori e Nana Lima, cofundadoras da consultoria Think Eva, em um episódio do videocast Drafters; entrevistamos Cynthia Nara, empreendedora mineira à frente da Pele Rara, startup que usa nanotecnologia na produção de cosméticos para peles sensíveis; e destrinchamos o conceito de degrau quebrado, que alarga a desigualdade de gênero no mundo do trabalho.

Maira Liguori e Nana Lima, cofundadoras da Think Eva.

Maira Liguori e Nana Lima, cofundadoras da Think Eva (foto: Filipe Redondo).

Natural do Acre, a engenheira e empreendedora Fernanda Onofre teve sua história contada no Draft em abril: ela é a fundadora e CEO da Wood Chat, uma startup que aplica visão computacional e machine learning para identificar madeiras e ajudar no combate ao desmatamento ilegal. Dias depois, em mais um episódio do Drafters, entrevistamos Anápuàka Tupinambá Hãhãhãe, fundador da Rádio Yandê, a primeira rádio indígena do país. 

A economia prateada e a demanda reprimida por diversão 50+ entraram em foco em maio, quando apresentamos a Gudinaite, festa que é sucesso em Porto Alegre e já levou seu formato a outras capitais. No mesmo mês, no videocast Drafters, abordamos a maternidade tardia em entrevista com a médica Larissa Matsumoto, que contou como a ciência vem permitindo que cada mulher escolha o melhor momento de ser mãe; e, em outro episódio, batemos um papo com Ana Júlia Kiss, CEO da Humora, que aposta na cannabis medicinal como fonte diária de bem-estar

Criada na periferia de Ribeirão Preto (SP), Danielle Marques viabilizou sua primeira visita ao Vale do Silício graças a um crowdfunding. Hoje ela toca o projeto Do Silêncio ao Silício, que organiza viagens a big techs visando aumentar a presença de lideranças negras à frente de startups. A história dela saiu aqui no Draft em junho, mesmo mês em que contamos como um casal mineiro transformou o sonho de um sabático em um novo negócio: uma fábrica de motorhomes.

Danielle Marques, criadora do projeto Do Silêncio ao Silício.

Tudo começa com um cotonete: em julho, contamos como a startup Petgenoma realiza testes genéticos para ajudar no diagnóstico precoce de doenças caninas e proporcionar bem-estar animal. Também em julho, apresentamos a história da ginecologista capixaba Stephani Caser, fundadora da See Me, femtech de autoexames voltada ao cuidado com a saúde íntima. E no fim do mês, enquanto a Flip bombava em Paraty, publicamos nossa entrevista exclusiva com Lucia Riff, agente literária pioneira do Brasil.

Prevenir o desperdício de alimentos faz parte da missão da Aravita: pauta no Draft em agosto, a startup usa dados e inteligência artificial para ajudar supermercados a prever a demanda. Em agosto, abordamos também um assunto urgente e espinhoso: o direito (ainda negado aos brasileiros) à morte voluntária assistida, tema da nossa entrevista, no videocast Drafters, com Adriano Silva, fundador do Draft e autor de O dia em que Eva decidiu morrer.

Em setembro, contamos como um trio de amigas deixou a carreira em uma grande varejista da moda para empreender a Orgâniccas, uma marca de camisetas feitas com algodão agroecológico. Contamos também a história da família colombiana à frente da Macondo, que produz chocolate artesanal com cacau cultivado no interior paulista. E esmiuçamos, no Verbete Draft, as mudanças e os desafios com a chegada da TV 3.0.

Fernanda Covos, Lita Victorino e Bruna Coimbra, sócias da Orgâniccas (crédito: Luiz Macedo).

Fernanda Covos, Lita Victorino e Bruna Coimbra, sócias da Orgâniccas (crédito: Luiz Macedo).

Dá para regenerar rios poluídos sem o uso de produtos químicos? É o que garantem os empreendedores da O2eco. A cleantech, pauta no Draft em outubro, aposta em uma solução baseada na natureza para promover a despoluição hídrica. Ainda em outubro, contamos a história do estúdio Kimera, que viralizou no YouTube com o trailer de um ainda inédito anime nacional, a adaptação da HQ Rei de Lata, de Jefferson Ferreira.

O mês de novembro foi dedicado à nossa cobertura especial da COP30, a primeira edição da conferência do clima em solo brasileiro. Destrinchamos alguns dos temas e conceitos fundamentais antes da COP começar; mais tarde, direto de Belém, a repórter Aline Scherer produziu entrevistas e vídeos exclusivos, capturando os bastidores desse evento histórico.

Quais os riscos que a IA traz à nossa capacidade de pensar? No último episódio do ano do Drafters, falamos sobre soberania cognitiva com Vanessa Mathias, cofundadora da White Rabbit. Ainda em dezembro, contamos a história da Plinq: a plataforma combate o feminicídio ajudando mulheres a levantar antecedentes criminais dos desconhecidos com quem elas deram match em aplicativos de relacionamento. E apresentamos também a Cultlight, empresa do mercado de cannabis medicinal que fornece painéis de luz e cursos online para viabilizar o plantio doméstico.

Feliz Ano Novo, e fique de olho no Draft em 2026 para mais conteúdos sobre inovação e impacto!

COMPARTILHAR

Confira Também: