APRESENTA

Loja-conceito da rede Fast Shop inova ao refletir sobre o papel da tecnologia no dia-a-dia

Ricardo Alexandre - 9 mar 2021
Parte do novo ambiente projetado por Kengo Kuma: muito além da simples exposição de produtos.
COMPARTILHE

Há duas maneiras de você olhar a Fast Shop Lifestyle, a loja-conceito recém-inaugurada no Shopping Ibirapuera, em São Paulo, e as duas maneiras são surpreendentes. A primeira, que literalmente salta aos olhos, é o delicado e acolhedor projeto de design de Kengo Kuma, o premiado arquiteto japonês que desenhou o Estádio Olímpico de Tóquio e a Japan House de São Paulo. Kuma rompeu com a mera função de exposição de produtos e representou, em forma de arquitetura e design, o que ele chama de “jornada do dia-a-dia” do visitante.

A segunda maneira, que se relaciona com a primeira mas não está tão aparente, é a proposta inovadora para o papel que a tecnologia ocupa no cotidiano do brasileiro. “Na verdade, nossa proposta é oferecer qualidade e diferenciação para o consumidor, e isso é muito mais abrangente do que oferecer tecnologia”, explica o diretor-geral de operações da Fast Shop, Eduardo Salém. “Temos na loja uma linha kids, por exemplo, que tem pouco a ver com essa noção comum de tecnologia, mas tem tudo a ver com a inteligência do design e com o quanto aquele produto é diferenciado. Se é uma necessidade real do consumidor, e se podemos cuidar e encantá-lo a partir disso, se faz parte do dia-a-dia, da vida moderna, então tem a ver conosco.”

A Fast Shop surgiu em 1989, como uma revenda de motos Yamaha. Sete anos depois, migraram para o setor de eletrodomésticos e tecnologia. Ainda eram tempos de abertura econômica, pré-internet, e as novidades do setor chegavam a conta-gotas – via-de-regra, em feiras anuais como a lendária UD (Utilidades Domésticas). Na década de 2020, a presença da tecnologia está em toda parte e as novidades não param. Vem daí a proposta de curadoria e diferenciação da Lifestyle – que surgiu muito antes da inauguração da loja-conceito.

Os produtos da Zissou no ambiente chamado “Casa Inteligente”: tecnologia para conectar, mas também para desconectar.

“Em 2018, quando começávamos a negociar nosso contrato com a Fast Shop, a Lifestyle já estava sendo planejada”, relembra Andreas Burmeister, um dos sócios da Zissou, que na época se apresentava como uma ‘start up do sono’. “Na verdade, o fato de estarmos no projeto desde o início, quando era algo ainda confidencial, já diz muito sobre ele.” De fato, embora esteja presente na rede de lojas com seus produtos desde o final de 2019, é na Fast Shop Lifestyle onde o conceito da Zissou parece mais claro para o consumidor. Na área chamada “Casa Inteligente”, todo o portfólio está disposto como em um mini-apartamento decorado: do famoso colchão aos travesseiros, passando pela toca para os pets, lençóis e o recém-lançado duvet – o edredom da Zissou.

O espaço indica, de fato, uma nova proposta para nossa relação com a tecnologia, como no detalhe percebido por Burmeister:

“O celular fica carregando do lado de fora. Perto da cama, apenas a tecnologia que ajuda a desconectar, que ajude a dormir num horário mais adequado, a cuidar da quantidade do sono, a melhorar a rotina”.

Salém diz que a parceria entre as marcas não é “por acaso”: “O próprio formato da loja Lifestyle tem a ver com essa essência da Fast Shop e como queremos desenvolvê-la. A nossa missão é cuidar do cliente desde que ele nasce até sua maturidade. A Zissou, com sua proposta de redefinir a relação com o sono, se encaixa nessa estratégia, então faz todo sentido que esteja conosco”.

A Fast Shop Lifestyle ocupa uma área de 960 metros quadrados do Shopping Ibirapuera (Piso Campo Belo) e seu conceito deve inspirar outras flagship stores entre as 86 lojas pelo Brasil. A “jornada do dia-a-dia” definida por Kengo Kuma inclui áreas como “Café da Manhã Saudável”, “Escritório inteligente”, “Cozinhar com a família e amigos”, “Conforto e segurança para as crianças”, “Dormir e acordar bem” entre outros. “Tudo foi pensado para que o visitante possa se sentir em sua própria casa, usando aquele conjunto de produtos em suas situações cotidianas”. A loja foi reinaugurada em novembro, ao mesmo tempo que o programa de benefícios Fast Prime, que oferece descontos para os assinantes em dez lojas da rede.

1938 Total Views 2 Views Today
COMPARTILHE

Confira Também: