Nome:
Houpa!.
O que faz:
É um app para o mercado da moda atacadista que aproxima fornecedores e compradores dos maiores polos do Brasil.
Que problema resolve:
Busca descomplicar as relações de compra e venda do atacado de roupas. Para as marcas, é uma ferramenta de divulgação de seus produtos e prospecção com clientes, além de um meio de controle de todos os pedidos. Para os revendedores, ajuda a encontrar e se relacionar com as marcas preferidas, ter mais conforto na hora de realizar seus pedidos, ficar em dia com lançamentos e “visitar os maiores polos da moda do Brasil e do mundo através do seu smartphone”.
O que a torna especial:
Segundo os fundadores, a aplicação foi elaborada para simular o ambiente físico. Ou seja, um shopping atacadista aceita pedidos apenas de pessoa jurídica e para que isso aconteça, os clientes passam por uma avaliação cadastral. O padrão é o cliente procurar a marca ou o produto, mas a plataforma também dá liberdade para as marcas encontrarem os consumidores em potencial.
Modelo de negócio:
Atualmente, a plataforma é gratuita na relação B2B. O modelo de rentabilização será com base em serviços financeiros, de inteligência e de gestão para vendas, marketing e estoque/produção.
Fundação:
Novembro de 2017.
Sócios:
Mateo Kim — CEO
Gabriel Sanabria — COO
Perfil dos fundadores:
Mateo Kim — 38 anos, São Paulo (SP) — é o fundador da Unique Chic, no ramo de moda.
Gabriel Sanabria — 33 anos, São Paulo (SP) — trabalhou na área de tecnologia para a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo e para a Vivo.
Como surgiu:
Os sócios contam que, após uma pesquisa aprofundada de mercado, verificaram que para a maioria das confecções as dores inadiáveis estavam nas vendas. Diante dessa constatação, iniciaram os planos de criar uma plataforma que aproximasse fornecedores e compradores.
Estágio atual:
O Houpa! ainda é um MVP, com 5 500 empresas cadastradas e mais de 7 300 pedidos realizados. Com esses números e o feedback dos usuários, os fundadores devem lançar uma nova versão com outras funcionalidades ainda neste semestre. Hoje, a empresa conta com 20 colaboradores.
Aceleração:
Está em busca de aceleração.
Investimento recebido:
Os sócios captaram 2 milhões de reais via Family & Friends.
Necessidade de investimento:
Os fundadores buscam investimento VC, mas ainda não definiram o valor, para aportar em marketing, na equipe e na infraestrutura da startup.
Mercado e concorrentes:
“O mercado da moda atacadista é um dos principais pilares de confecção no Brasil. É um mercado bastante democrático: existem empresas de todo porte, desde a costureira de bairro até uma gigante magazine. Neste sentido, enxergamos muitas oportunidades de trazer soluções mais eficazes”, fala Mateo. Ele diz que o próprio Instagram e WhatsApp são ferramentas utilizadas para venda neste meio.
Maiores desafios:
“Estimular as marcas a aliarem as atuais práticas de venda em loja física, via whatsapp etc ao Houpa! e entrarem de vez na era digital”, conta o CEO.
Faturamento:
Ainda não fatura.
Previsão de break-even:
1º semestre de 2020.
Visão de futuro:
“Empoderar todas as pessoas da cadeia de produção e consumo da moda”, afirma Mateo.
Você tem uma startup que já é mais do que um sonho, mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.