O IR Bot quer resolver a dificuldade das pessoas na hora de “acertar as contas com o leão”

Dani Rosolen - 3 mar 2020 Dani Rosolen - 3 mar 2020
COMPARTILHE

Nome:
IR Bot.

O que faz:
É uma plataforma online que simplifica a declaração de Imposto de Renda para os contribuintes.

Que problema resolve:
Busca agilizar e resolver a dificuldade das pessoas na hora de “acertar as contas com o leão”.

O que a torna especial:
Segundo os fundadores, a ferramenta traduz os jargões de contabilidade presentes no programa da Receita Federal e conta com atendimento personalizado por meio de um chat.

Modelo de negócio:
A startup cobra entre 29,90 e 49,90 reais para usar a plataforma, dependendo da proximidade da data limite de entrega da declaração do IR. Até o final do ano, a ideia é oferecer também planos mensais para MEIs, permitindo que eles possam gozar de isenção integral de IRPF sobre seu faturamento e antecipação da restituição.

Fundação:
Maio de 2019.

Sócios:
Victor Gadelha — CEO
Daniel Zaveri — COO

Fundadores: 

Victor Gadelha — 29 anos, Fortaleza (CE) — é formado em Direito pela USP e Master of Law em Direito Tributário pelo Insper. É sócio da consultoria tributária Nexu Taxkeepers.

Daniel Zaveri — 25 anos, São Paulo (SP) — é formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Anhembi Morumbi. É sócio da startup Findrs, especializada em localização de pessoas e objetos.

Como surgiu:
Victor conta que a ideia surgiu ao perceber como as pessoas tinham dificuldades para fazer suas próprias declarações. “Por ser advogado tributarista, eu recebia todos os anos muitas dúvidas de amigos e familiares sobre o assunto. Além disso, percebia que as pessoas erram muito ao fazer as suas declarações, esquecendo de declarar tanto algumas receitas como também até despesas dedutíveis. Procurei por alguma ferramenta que facilitasse isso e não achei. Então resolvi criar o IR Bot.”

Estágio atual:
O IR Bot já foi testada com quase 200 usuários. Atualmente, há uma lista de espera com aproximadamente 500 pessoas, que serão notificadas assim que se iniciar a fase de declaração em março.

Aceleração:
Não teve.

Investimento recebido:
Os sócios investiram até o momento 20 mil reais no IR Bot.

Necessidade de investimento:
Depois de encerrado o lançamento (final abril), os empreendedores pretendem organizar uma primeira rodada de investimentos, mas ainda não definiram o valor.

Mercado e concorrentes:
“Atualmente, são mais de 32 milhões de reais de brasileiros que precisam fazer suas declarações de IRPF todo ano, por meio de um aplicativo pouco intuitivo e complicado. Nos EUA, duas grandes empresas dominam o mercado de aplicativos para declaração de IRPF: a Tubotax (da Intuit Inc.) e a H&R Block. Portanto, esse é um modelo de negócio que já funciona bem nos EUA e que é inédito no Brasil”, diz Victor.

Maiores desafios:
Segundo o CEO, os principais desafios são: robotizar integralmente o processo de transcrição dos dados dos usuários para o programa da Receita; simplificar a ferramenta; ganhar autoridade em matéria de IRPF mesmo mediante a vasta quantidade de conteúdo a respeito dele na internet; e a sazonalidade (nosso negócio vive em função basicamente de dois meses no ano: março e abril).

Faturamento:
Ainda não fatura.

Previsão de break-even:
2021.

Visão de futuro:”
“Queremos ser a Tubotax brasileira, dominando grande parte do marketshare do Brasil e de outros países na América Latina. Temos também o ideal de facilitar as doações dedutíveis, permitindo que os nossos usuários doem para instituições de caridade com mais frequência e de forma mais generosa aproveitando as vantagens fiscais de fazê-lo.”

Onde encontrar:
Site
Contato

 

Você tem uma startup que já é mais do que um sonho, mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.

COMPARTILHE

Confira Também: