O Portal Cessão de Crédito facilita a negociação de carteiras de créditos vencidos

Dani Rosolen - 1 abr 2021
COMPARTILHE

Nome:
Portal Cessão de Crédito.

O que faz:
A plataforma se autointitula a única no Brasil dedicada à negociação de carteiras de créditos vencidos. Na prática, uma empresa vende sua carteira de dívidas vencidas para um investidor que, com experiência neste mercado de ativos problemáticos, busca a recuperação através de ações de cobrança direcionadas.

Que problema resolve:
Além de ser um marketplace em que empresas disponibilizam seus créditos vencidos para serem avaliados pelos investidores cadastrados na plataforma, oferece o serviço de consultoria para os vendedores (cedentes).

O que a torna especial:
Segundo os sócios, a venda de créditos vencidos já está presente no mercado brasileiro há mais de 20 anos, mas é muito pouco difundida. A plataforma ajuda a fomentar, com responsabilidade e credibilidade, este mercado.

Modelo de negócio:
O Portal Cessão de Crédito presta todo suporte para as partes (cedentes e cessionários) durante o processo de cessão, sendo remunerada somente por êxito quando acontece a venda da carteira.

Fundação:
Janeiro de 2020.

Sócios:
Maxiuel Tomacheski Cerizza — CEO e fundador
Arlete Maria Veiga — Cofundadora

Fundador:

Maxiuel Tomacheski Cerizza — 46 anos, Curitiba (PR) — é formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Paraná. Trabalhou no BCN, na AMC do Brasil e fundou a Idelo.

Como surgiu:
Desde 2005, Maxiuel esteve à frente de todos os processo de vendas de carteiras de créditos no mercado nacional, realizados através de leilões ou no formato bilateral de bancos, financeiras, grandes varejistas, industrias, instituições de ensino etc. A partir dessas experiências, ele detectou que o mercado estava carente de quem atendesse instituições que têm carteiras menores à venda, pois os consultores especializados (Deloitte, PWC etc) atendem apenas grandes instituições com carteiras acima de 300 milhões de reais em média.

Estágio atual:
O Portal Cessão de Crédito tem sede em Curitiba. Encerrou 2020 com mais de 420 mil créditos à venda, que totalizaram 1,3 bilhão de reais em valor de face (sem juros ou multas) e fechou a venda para 80% deste volume. Conta com mais de 200 investidores cadastrados e mais de 70 potenciais vendedores.

Aceleração:
Não teve.

Investimento recebido:
Os sócios investiram 500 mil reais na empresa.

Necessidade de investimento:
“A plataforma atualmente está com a situação financeira confortável. Logicamente sempre estudamos propostas, especialmente quando se fala de smart money”, afirma Maxiuel.

Mercado e concorrentes:
“O mercado de créditos estressados é enorme. Temos vivenciado momentos de estagnação e recessão. Obviamente a inadimplência gera um efeito negativo na economia, mas oferece oportunidades para os players que investem neste mercado. Estima-se que o volume de créditos vencidos no Brasil hoje seja de aproximadamente 800 bilhões de reais”, diz o fundador. “Pelo perfil de empresas que estamos focados (carteiras de créditos vencidos entre 1 milhão a 300 milhões de reais), não temos concorrentes. Algumas grandes consultorias atuam com volumes maiores”, complementa.

Maiores desafios:
“No mundo todo esta movimentação de créditos vencidos é normal há anos. Temos alguma resistência ainda no Brasil pelas empresas de pequeno e médio porte, mas isso está sendo superado pela responsabilidade e credibilidade que os principais compradores transmitem. São empresas especializadas com expertise de longa data na aquisição e recuperação destes ativos, com mínimo de ruído para os vendedores e especialmente para os devedores.”

Faturamento:
Não informado.

Previsão de break-even:
Foi atingido em nove meses de operação.

Visão de futuro:
“Através de melhorias constantes em nosso modelo de negócio, buscamos fomentar mais ainda este mercado no Brasil e, em um futuro próximo, replicar o modelo para outros países”, conta Maxiuel.

Site
Contato

 

476 Total Views 1 Views Today
COMPARTILHE

Confira Também: