APRESENTA
APRESENTA

Pronta para beber: conheça a bebida à base de gin desenvolvida por uma startup e pela Tetra Pak

Mariana Alencar - 29 set 2022A BevBox é comercializada em três sabores; a expectativa é que a bebida se torne hit no Carnaval.
A BevBox é comercializada em três sabores; a expectativa é que a bebida se torne hit no Carnaval.
Mariana Alencar - 29 set 2022
COMPARTILHE

Qual a primeira coisa que vem à sua cabeça quando se fala de cachaça? A bebida de cana de açúcar mais famosa do Brasil é um importante elemento histórico para o país. Dos ciclos econômicos do período colonial à produção de caipirinha, ela está amplamente presente na nossa cultura. Contudo, apesar dessa importância histórica, a aguardente não costuma estar entre as bebidas preferidas dos jovens. 

“Existe hoje um preconceito com a cachaça. As marcas têm uma proposta antiga que não conversa com as novas gerações porque tem algo de desatualizado e pouco inovador. Isso acontece principalmente em termos de comunicação e branding”, comenta Roberto Mendes, sócio da Babuxca. 

Formado em economia e contabilidade, Roberto conheceu Daniel Chinzon durante um programa de trainees, realizado logo após saírem da faculdade. Dali surgiu uma amizade que, mais tarde, se transformaria em um empreendimento cuja proposta original era a de focar na formulação de uma bebida, pronta para beber, à base de cachaça, mel e limão. Hoje, a Babuxca evoluiu e produz drinks mistos de cachaça, mel e frutas com ingredientes 100% naturais.

“Muitas pessoas falam que não gostam de cachaça, mas quando experimentam a nossa bebida, gostam. Mas esse processo é demorado. É legal ver o preconceito com a bebida ser quebrado, mas a gente precisava avançar e caminhar mais rápido”. 

Um passo à frente

A aposta em um design diferenciado da bebida e as estratégias de comunicação com os jovens trouxeram resultados positivos para a Babuxca. Esses diferenciais, inclusive, chamaram atenção da Tetra Pak. No início de 2021, a startup foi selecionada na primeira rodada do programa de aceleração da empresa. A ideia era manter a pegada de “ready to drink”, mas, desta vez, a nova bebida seria comercializada em caixinhas, o que até então era uma grande novidade para os sócios da Babuxca. 

“Durante a participação no programa, fomos munidos de dados importantes e estudos de mercado. Vimos que os produtos à base de gin estavam em ascensão. Então decidimos investir em um ‘ready to drink’ com gin”, comenta Roberto. 

O apoio da Tetra Pak também revelou aos sócios que estavam no caminho certo ao trabalhar com ingredientes naturais, visto que havia uma demanda crescente por bebidas com essa pegada. Roberto e Daniel tinham, portanto, as informações e o suporte necessários para darem um passo à frente no mercado de bebidas alcoólicas.

Foi assim que nasceu a BevBox, marca pertencente à Babuxca voltada para a produção de bebida saborizada à base de gin e envasada em embalagem cartonada da Tetra Pak. O produto chegou às gôndolas brasileiras em agosto deste ano com três opções de sabores: pink lemonade, gengibre com limão e guaraná com mate, todos com 6% de teor alcoólico

O trabalho a seis mãos, que envolveu também a Plug and Play, maior aceleradora de startups do Vale do Silício, foi responsável pela criação da BevBox, que teve como palco em muitas de suas etapas o Centro de Inovação ao Cliente da Tetra Pak, espaço inaugurado há cinco anos na fábrica da empresa em Monte Mor (SP) e que serve de apoio à indústria de alimentos e bebidas para concepção de novos produtos, testes de qualidade e processamento de alimentos e serviços, além de outras etapas como pesquisas de mercado e estratégia de posicionamento dos produtos.

Com o potencial de dobrar o tamanho da startup em um ano, a BevBox já tem mostrado resultados positivos. “A expectativa é que o produto, por sua praticidade e comunicação voltada ao público jovem, se torne a bebida do Carnaval”, completa Daniel Chinzon, também sócio da Babuxca. 

Aceleração de startups

Este é o segundo ano consecutivo em que a Tetra Pak realiza seu programa de aceleração. Por meio do Startup Tetra Pak, a companhia busca investir em startups com propostas inovadoras capazes de responder às demandas de diferentes públicos. A Babuxca foi uma das primeiras startups que passaram pelo programa e, hoje, seus sócios conseguem ver de perto os benefícios da participação. 

“Há muitas empresas grandes que realizam programas de aceleração. Mas, na prática, o que vemos são startups que já estão aceleradas e com operações consolidadas contando com esse apoio. Essa é a grande diferença do programa da Tetra Pak. As startups são realmente aceleradas, como no nosso caso”, ressalta Daniel.

Durante o programa, a Tetra Pak auxilia a startup na criação do produto em todas as etapas, desde pesquisas de mercado até a estratégia de posicionamento do produto, passando por consultorias a respeito da formulação, da comercialização e mais. A ideia é que o olhar experiente da companhia sobre o mercado seja capaz de conectar ainda mais as startups a um ecossistema de inovação e impulsionar o sucesso dos seus produtos em embalagem longa vida.  

As inscrições para a próxima rodada do Startup Tetra Pak estão abertas. Saiba mais sobre o programa e inscreva-se em startup.tetrapak.com.br.

295 Total Views 1 Views Today
APRESENTA
COMPARTILHE
APRESENTA

Confira Também: