Sem tempo para lidar com a roupa suja? A IOUPIE conecta consumidores a lavanderias de forma 100% digital

Dani Rosolen - 25 out 2022 Dani Rosolen - 25 out 2022
COMPARTILHE

Nome:
IOUPIE.

O que faz:
É um marketplace de lavanderias por aplicativo.

Que problema resolve:
Busca acabar com a falta de tempo e espaço para lavar roupas. Pelo aplicativo, o usuário escolhe a lavanderia, as peças que deseja lavar e agenda a coleta e a entrega. O pagamento e o monitoramento do pedido são via app.

O que a torna especial:
Segundo os fundadores, trata-se do primeiro aplicativo focado em oferecer um serviço de lavanderia 100% digital. O consumidor encontra a lavanderia via aplicativo e pode efetuar os pedidos diretamente no delivery, encontrando o entregador, como também via dropies, que são módulos de coleta e entrega e pelos armários inteligentes, que reconhecem os usuários em uma relação de proximidade do aparelho celular.

Modelo de negócio:
A IOUPIE opera com receitas fixas, decorrentes dos planos de mensalidade e receitas variáveis, a partir de percentual sobre cada pedido.

Fundação:
Junho de 2019.

Sócios:
Henrieth Oliveira CEO
Rafael Yates CTO
Rodolpho Gianini CIOTO
Otávio Assef Business Partner
Claudine Yiomasa Head Mobile Dev
João Rigotti Head Web Dev
Arnaldo Borgo Head de Operações

Fundadores:

Henrieth Oliveira 36 anos, São Paulo (SP) — é formada em Geologia pela Unicamp, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Tem passagem por empresas como Themag Engenharia e Gerenciamento e EBP. É membro da Female Force Latam.

Rafael Yates 29 anos, Jundiaí (SP) — é formado em Tecnologia em Informática/Software pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Tem passagem por empresas como IBM, Venturus e Daitan Group. Trabalha no BT Group. 

Rodolpho Gianini 34 anos, Poços de Caldas (MG) — é mestre em Engenharia Elétrica pela Unicamp. Tem passagem por empresas como Idea! e Jabil. Atua na CAREL.

Claudine Iyomasa 38 anos, Indaiatuba (SP) — é mestre em Ciências no Programa de Engenharia Elétrica e Processamento de Imagens Digitais da Universidade de São Paulo. Trabalhou em instituições como Embrapa e CPqD. Atua na Venturus.

João Rigotti 35 anos, Itapira (SP) — é formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Anhanguera Educacional. Tem passagem por empresas como Corey Informática e Design, Mindware Desenvolvimento e Vector Gestão Hospitalar. Trabalha na Venturus. 

Otavio Assef 42 anos, São Paulo (SP) é formado em Direito pela PUC-SP, com pós graduação em Direito Processual Civil pela mesma instituição e especialização em Direito de Startups, Direito Digital e Proteção de Dados pela Escola Brasileira de Direito. É advogado na OA Advocacia, especializada no atendimento a startups.

Arnaldo Borgo 63 anos, São Paulo (SP)  é técnico em redes e eletrônica, com 35 anos de experiência. É responsável por toda a parte operacional do hardware da IOUPIE.

Como surgiu:
Henrieth conta que a ideia da IOUPIE surgiu da falta de tempo em encontrar lavanderias abertas fora do horário comercial. Para solucionar essa questão, ela decidiu desenvolver uma solução digital. Foram conduzidas 50 pesquisas de mercado até chegar no modelo de lançamento do aplicativo, que hoje já ultrapassou a centésima versão.

Estágio atual:
A IOUPIE está presente em São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Pará. Em São Paulo, são quase 20 parceiros de lavanderia. A IOUPIE opera 100% de forma remota, com um time baseado em São Paulo, no interior paulista e no Reino Unido.

Aceleração:
A startup venceu o InovAtiva 2021.1, na categoria Serviços. Foi finalistas do InovAtiva de Impacto 2021.2 e também ficou em 3º lugar no programa de aceleração Challenge 2021. Atualmente, está sendo acelerada pela Carol Paiffer, como um dos benefícios decorrentes do investimento obtido na participação da 7ª Temporada do Shark Tank Brasil.

Investimento recebido:
Os sócios investiram 100 mil reais no negócio e receberam mais 750 mil de Carol Paiffer.

Necessidade de investimento:
Acabaram de captar com a investidora e ainda estão estruturando a próxima rodada.

Mercado e concorrentes:
“Por se tratar de um mercado tradicional e que foi impactado pela pandemia, exatamente pela falta de oportunidades de vendas no digital, a IOUPIE se desenvolve para mudar este cenário, além de atuar na formação dos novos consumidores de lavanderia, ou seja, um público que já faz tudo pelo celular”, afirma Henrieth. Ela cita como concorrentes as lavanderias de rede que possuem aplicativo próprio e outras empresas que tentam conectar lavanderias aos clientes, porém apresentam a intermediação por meio de um catálogo fixo, em que o cliente não sabe quem está lavando suas peças. “Ou seja, a empresa do aplicativo, entrega a comodidade ao cliente por um valor fixo e terceiriza o trabalho com lavanderias parceiras. O grande diferencial da IOUPIE é que o catálogo de cada loja está disponível no app e a primeira escolha do cliente é sobre a lavanderia que vai fazer o serviço.”

Maiores desafios:
“O maior desafio é implementar um marketplace que se relaciona duas vezes com o cliente de forma totalmente automatizada, pois é necessária a primeira interação para a coleta do pedido e a segunda para a entrega. Todo o sistema (cliente/loja/motorista) funciona de forma integrada e em tempo real.”

Faturamento:
“O último trimestre superou o faturamento dos dois anteriores, devido ao reflexo do aumento de lavanderias parceiras e consequente área de atuação”, diz a CEO.

Previsão de break-even:
Junho de 2023.

Visão de futuro:
“Nosso plano é tornar a IOUPIE um super aplicativo de serviços e produtos para facilitar ao máximo a rotina dos consumidores. Queremos também abrir novos canais de venda e oferecer experiências digitais nas lojas físicas, novos meios de coletas e entregas, além de desenvolver uma plataforma de capacitação para os donos de lavanderia.”

Onde encontrar:
Site
Contato

 

Você tem uma startup que já é mais do que um sonho, mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.

583 Total Views 7 Views Today
COMPARTILHE

Confira Também: