SpumeNews, leitor de notícias

Kaluan Bernardo - 29 jun 2015
Logo da empresa.
Kaluan Bernardo - 29 jun 2015
COMPARTILHE

Nome:
SpumeNews.

O que faz:
Organiza notícias por temas e tópicos e resume a leitura de forma automatizada.

Que problema resolve:
Segundo os fundadores, muitas pessoas não têm mais tempo de manterem-se informadas. O aplicativo se propõe a resolver o problema trazendo as principais notícias do dia, destacando as palavras-chave em um texto, e resumindo-o para que o indivíduo consiga consumir a informação em uma leitura dinâmica, que consome 1/5 do tempo da leitura original.

O que a torna especial:
A SpumeNews usa um algoritmo criado do zero, especialmente para a compreensão de notícias, que são selecionadas por assunto. “Em vez de termos ênfase no conteúdo ou em tecnologia, nosso foco é no design e na comunicação visual”, diz Mauro Jeckel, co-fundador da empresa.

Modelo de negócios:
Trabalha tanto nas frentes B2C, B2B e B2G. No primeiro caso, com foco no consumidor, eles monetizam apenas por publicidade. Na segunda e na terceira opção, o serviço é voltado principalmente para assessores de comunicação e a empresa cobra uma assinatura para entregar uma busca personalizada por termos específicos, como o nome de uma empresa ou de um político.

Fundação:
Lançado em junho de 2015.

Sócios-fundadores:
Mauro Jeckel – idealizador do SpumeNews, atua no projeto como CEO, COO e físico teórico especializado em desenvolvimento de fórmulas matemáticas.

Miguel Manfedi – CTO e físico laboratorial.

Perfil dos fundadores:
Mauro Jeckel44 anos, São Paulo (SP)   arquiteto e escritor da área de inteligência artificial. Anteriormente, foi diretor e desenvolvedor do Terra Networks Brasil, founder da PontoWeb, MaoJeckel e outras startups; é vencedor de prêmios nacionais e internacionais em publicidade online.

Miguel Manfredi 26 anos, São Paulo (SP) – graduado em Sistemas da Informação pela Universidade Bandeirante de São Paulo, é empresário e analista de sistemas com especialização nas áreas de segurança, BigData, Web e Mobile.

Como surgiu:
Os sócios já trabalharam juntos antes. Mauro Jeckel sentia a necessidade de consumir mais rapidamente as notícias e tentou criar uma solução matemática para o problema. Então, em 2014, inspirado pelos sistemas utilizados na leitura de DNA, conseguiu criar, do zero, um novo algoritmo para compreensão de notícias.

Aceleração:
Foram acelerados pela Wayra Brasil em 2014.

Investimento recebido:
Apenas recursos próprios.

Necessidade de investimento:
Estão procurando investidores, principalmente norte-americanos.

Mercado e concorrentes:
Acreditam concorrer com qualquer serviço de notícias, tais como Flipboard, Feedly ou Google News. No entanto, consideram-se os únicos com a proposta de valor de consumo rápido de notícia. “Somos um aplicativo para você dar uma olhada no elevador, quando estiver tomando um café etc”, diz Mauro.

Maiores desafios:
Lançar o aplicativo em inglês e penetrar no mercado norte-americano.

Faturamento:
Como o aplicativo foi lançado há menos de um mês, eles ainda não quantificaram.

Previsão de break-even:
Não há.

Visão de futuro:
“Acreditamos que há uma crise da palavra no mundo. Já estamos substituindo a palavra por ícones, emoticons, palavras fragmentadas etc. E a nossa missão é contribuir com essa nova linguagem, mais visual. Hoje trabalhamos com as notícias, mas queremos, no futuro, ter um departamento de pesquisa e desenvolvimento para criar novos recursos que abracem as novas formas de linguagem”, diz Mauro Jeckel.

Onde encontrar:
Site
Contato

Você tem uma startup que já é mais do que um sonho mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.

COMPARTILHE

Confira Também: