APRESENTA
APRESENTA

Tetra Pak busca startups que querem revolucionar setor de bebidas e alimentos para seu programa de aceleração

Adriana Küchler - 8 jul 2021
Foco do programa é lançar produtos inovadores que atendam as demandas atuais dos consumidores
Adriana Küchler - 8 jul 2021
COMPARTILHE

Suco, cerveja ou refrigerante? Foi-se o tempo em que essas eram as únicas opções de bebida na mesa do brasileiro — em casa ou no restaurante. As tendências de consumo apontam para uma diversidade cada vez maior nas prateleiras dos supermercados e para consumidores que querem ser tratados de forma personalizada.

De olho na transformação do setor de bebidas e alimentos, a Tetra Pak lançou seu primeiro programa de aceleração para startups com um objetivo bem claro: colocar no mercado produtos inovadores que atendam às demandas atuais do consumidor.

“Esse é um programa diferente e não está direcionado em trazer startups para resolver nossos processos internos. Nosso foco é lançar novos produtos”, diz Luis Antonio Kühl, diretor de vendas e novos negócios da empresa, que é uma das líderes mundiais em tecnologias de envase e processamento de alimentos e bebidas. O ganho é bem claro para os dois lados: as startups recebem ajuda para desenvolver seus produtos e a Tetra Pak ganha novos clientes.

O programa Startup Tetra Pak, que está com inscrições abertas, é conduzido pela aceleradora e incubadora Plug and Play, que já acelerou mais de 3.000 startups em todo o mundo.

A iniciativa vai ao encontro de uma tendência que já vem se consolidando dentro da multinacional. Em 2020, 30% dos novos clientes que fecharam negócio com a empresa eram startups.

“Há 20 anos, víamos empresas buscando massificação, escalabilidade”, diz Ricardo Martin, gerente de marketing da Tetra Pak.

“Hoje, há um movimento global de hipersegmentação com os consumidores como grandes protagonistas. Vimos, então, que há uma arena muito fértil para novas empresas que tenham valores e propósitos que se conectem com estes consumidores atendendo as demandas de forma mais personalizada.”

Programa personalizado para cada startup

Para o programa de aceleração, a Tetra Pak dá prioridade a startups que já tenham produtos em desenvolvimento, mas também há espaço para quem tem projetos com potencial e que ainda precisam ser mais elaborados.

No processo, a Tetra Pak oferece mentoria e apoio em todas as etapas de criação do novo produto: desde pesquisas de mercado, passando pela aplicação de metodologias globalmente renomadas de inovação conjunta, desenvolvimento da fórmula, design de embalagens, até o uso da estrutura do centro de inovação da empresa para testes. Ao fim do programa, as startups também poderão envasar seus produtos em fábricas que operam no sistema de copacking com a Tetra Pak. O programa deve durar aproximadamente um ano, mas o caminho de cada startup será traçado individualmente.

“Esse é um programa ‘tailor-made’, personalizado para cada uma das startups. Nós oferecemos todas as possibilidades de ajuda de acordo com a necessidade de cada empresa”, diz Ricardo.

“Tem startups que possuem uma formulação acertada, mas precisam construir suas marcas. Outras já chegam super bem resolvidas do ponto de vista da marca, mas ainda não sabem como trabalhar a formulação para entregar um benefício funcional específico”, explica o gerente de marketing. Então, a Tetra Pak identifica esses problemas e oferece as ferramentas para resolver as questões de cada uma.

Saudáveis e sustentáveis

Essa é a segunda convocação do programa, que teve início em janeiro. Na primeira rodada, foram selecionadas cinco startups que já estão em processo de aceleração. A maioria das escolhidas são fabricantes de bebidas: Mother (produto com alto teor de proteína), Fresco (iogurte vegano de coco), Babuxca (bebidas alcoólicas com frutas e pegada natural) e Inovamate (chás). Mas há também uma participante que produz alimentos focados na nutrição infantil, a Pic-Me.

Startups poderão usar toda a estrutura do centro de inovação da empresa

“Já temos alguns cases como a Mother, que é especialista em produtos em pó e queria lançar uma linha de prontos para beber, um mercado em expansão tanto no Brasil quanto no exterior”, diz o diretor de vendas e novos negócios.

“A gente faz toda a jornada com eles: pesquisar a questão geracional, quem é o público-alvo, qual é a ocasião de consumo, qual é a formulação ideal, qual seria a embalagem preferida pelos clientes. E eles lançam o produto até o fim do ano”, diz Luis Antonio.

Todos esses serviços vêm sendo implementados com as empresas que participam do programa.

Além de focar em públicos segmentados, algumas das startups selecionadas têm em comum a busca por produtos com uma pegada mais saudável, como as bebidas nutritivas ou compostas de ingredientes vegetais. Mas, mais do que o foco em saúde, Ricardo aponta que o que une todas as participantes do programa é a preocupação com a sustentabilidade.

“Essa é uma questão que permeia todas as soluções até agora. O que deixa a gente muito feliz porque a sustentabilidade é uma estratégia, um valor da empresa, precursora nessa área no mundo corporativo.”

De olho nas oportunidades

Há muito campo a ser explorado, dizem os líderes da Tetra Pak, nesse novo mercado mais segmentado de alimentos e bebidas. “Quando falamos que nosso foco é encontrar startups que tenham proposta de valor, isso significa que buscamos empresas que entendam o que o consumidor quer e entreguem o que ele está pedindo”, comenta o gerente de marketing.

“Ainda há muita oportunidade do mercado se segmentar, a plataforma de nutrição na terceira idade é um bom exemplo. Esse é um público específico com necessidades próprias e poucas marcas olhando pra eles de maneira consistente. E esse é um dos segmentos em que acredito que existem muitas oportunidades”, reforça Ricardo.

O objetivo da Tetra Pak é selecionar outras cinco startups nesta segunda chamada e fazer uma nova convocação ainda em 2021. Ou seja, serão 15 produtos inovadores chegando às prateleiras em breve.

Saiba mais sobre o programa e inscreva-se em startup.tetrapak.com.br.

2503 Total Views 3 Views Today
APRESENTA
COMPARTILHE
APRESENTA

Confira Também: