“Qualquer um pode desafiar qualquer um”: as melhores lições do youPIX CON 2016

Luisa Migueres - 3 out 2016
Segundo o sócio-diretor da Hyper Island, evitar a disrupção é um esforço em vão (foto: Estevan Anjos)
COMPARTILHE

A sala cheia foi o primeiro indicativo do interesse do público do youPIX CON pelas palavras de Anders Sjöstedt, diretor da sueca Hyper Island, uma das escolas de negócios digitais mais respeitadas do mundo. O publicitário, que hoje comanda as operações da instituição em Nova York, foi o primeiro convidado internacional a falar na sala Keynote, a principal do evento que aconteceu na Escola Britânica de Artes Criativas, em São Paulo, no último dia 28.

Sua primeira frase de efeito pegou de jeito quem se espremeu no maior salão da conferência: “Qualquer um pode desafiar qualquer um”.

Ou seja, nenhuma indústria ou empresa está consolidada o bastante a ponto de ficar imune ao novo, à disrupção. O empreendedor – que fundou a Minc, incubadora sueca de novos negócios, tem sua própria marca de produtos para cabelos, a Martinsson King, e ainda é dono de uma pousada na Espanha – falou muito de “valor”, termo que por vezes pode parecer desgastado, mas que define o que as empresas que querem sobreviver e prosperar na era digital devem definir:

“A tecnologia gera complexidade e ambiguidade. Por isso, precisamos saber exatamente o valor que geramos. E ele está diretamente ligado ao que as pessoas pensam”

Ao fim da sua apresentação, um slide mostrava quatro palavras: hacker, maker, teacher e thief. Sjöstedt deixou claro o caminho que ele enxerga para quem quer inovar: “Para mudar algo no mundo, você precisa estar dentro de alguma dessas categorias. Você tem de querer hackear algo, cria uma nova oportunidade a partir daquilo, sentir que é importante passar esse conhecimento adiante, e por fim não se importar em roubar algo”.

Outro convidado de peso desta edição do youPIX CON foi Jeff Harmon, apresentado por Bia Granja, idealizadora do evento, como o “Don Draper do YouTube”, em referência ao publicitário todo poderoso da série Mad Men. Ele é o nome por trás da Harmon Brothers, agência responsável por peças que viralizaram na internet em tempo recorde nos últimos anos. O norte-americano falou sobre o poder do conteúdo em vídeo e como é possível gerar impacto significativo em vendas investindo mais em criatividade e menos em estratégias vazias de marketing:

“Muitos clientes não acreditavam no poder que as nossas criações teriam efeito para eles. E de repente eles viram as vendas aumentando em 600%”

Esse foi o caso do Squatty Potty, um suporte para vaso sanitário que virou sensação depois de uma campanha onde um Príncipe Encantado demonstrava, com a ajuda de um unicórnio de pelúcia, qual era a posição mais indicada para as pessoas fazerem cocô. Para entender a genialidade da coisa, assista ao vídeo aqui.

A agenda do evento foi intensa: foram mais de 30 atividades, 12 horas de programação, partindo de quarto macro­temas – Conteúdo, Negócios, Plataformas e Tendências. Por lá, circularam apenas convidados, mas tudo foi transmitido ao vivo para quem comprou o streaming. Além da programação, neste ano o youPIX trouxe uma novidade: a apresentação da Pesquisa youPIX de Influencers Market 2016​, desenvolvida em parceria com a GFK, AirInfluencers e o Meio&Mensagem.

Uau. Ano que vem tem mais.

 

Se você quiser assistir às palestras do youPIX CON 2016 com 25% de desconto, acesse o site oficial do evento e use o código DRAFT25 na compra dos vídeos sob demanda.

340 Total Views 3 Views Today
COMPARTILHE

Confira Também: